A importância da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta complementar para o processo de gestão de pessoas e tem como objetivo, medir a performance dos profissionais em relação aos resultados esperados pela empresa. A implantação de um processo de avaliação potencializa o desempenho dos colaboradores e auxilia a organização no incentivo ao crescimento profissional.

Com isso, os resultados da avaliação de desempenho servirão como fonte de informações para o planejamento de ações que visam melhorar os indicadores da empresa e do desenvolvimento humano.

A avaliação é tão relevante para as organizações que deve ser realizada em um processo contínuo, com atualizações constantes da metodologia empregada. Ao definir a periodicidade, a organização poderá focar e se dedicar em um determinado momento para compilar os resultados e o ideal é que sejam realizadas avaliações em períodos mais curtos, com isso, podemos promover os feedbacks tão importantes entre os líderes e suas equipes.

Mesmo que empresas de pequeno porte ainda encontram uma certa dificuldade para aplicar a avaliação de desempenho de maneira eficiente, isso não faz com que essa ferramenta perca em nada a sua importância. Para provar este fato, confira a seguir, dez razões que mostram a importância da implantação desse processo na sua empresa:

  1. Identificar perfis profissionais: conhecer de forma profunda os pontos fortes e fracos de cada funcionário da empresa é a chave para elaborar planos de sucesso, onde cada um possa trabalhar expondo suas potencialidades.
  2. Situar funcionários: as avaliações são ótimas formas para que os colaboradores de uma corporação possam ter consciência plena sobre sua atuação e performance – identificando possíveis pontos a melhorar.
  3. Raio-X da corporação: a análise profunda da avaliação de desempenho permite que seja traçado um raio-x da empresa, identificando talentos, problemas, potencialidades e a possibilidade de estratégias futuras de sucesso.
  4. Líderes e colaboradores em foco: o ponto de vista de colaboradores e líderes devem ser levados em conta, impulsionando o crescimento profissional de cada um deles.
  5. Feedback: o feedback objetivo e focado desse tipo de processo permite que funcionários e líderes possam identificar uma série de pontos que devem ser trabalhados ou aperfeiçoados – recebendo um norte para atuar de maneira cada vez mais eficiente e produtiva.
  6. Melhorias: as informações que se referem às fragilidades da empresa permitem que cursos, treinamentos, palestras e convenções específicas possam ser conferidas ou implantadas – gerando melhorias na atuação da empresa de uma maneira geral.
  7. Amadurecimento profissional: informações e feedbacks são imprescindíveis para a evolução e o amadurecimento profissional.
  8. Avaliação própria: a avaliação permite que cada profissional possa usar os dados coletados para uma análise profunda de sua própria atuação; possibilitando o planejamento de melhorias e aperfeiçoamentos.
  9. Evolução: o processo pode identificar diferentes necessidades que não são atendidas na empresa, incentivando a corporação a realizar mudanças em busca da evolução no mercado.
  10. Estímulo: tirando líderes e colaboradores da zona de conforto, a avaliação de desempenho pode ser um ótimo estímulo para que adaptações e mudanças sejam feitas, colocando a corporação em um caminho de sucesso e produtividade plenos.

Os comentários estão desativados.