Assessment: o que é e como funciona o processo

Por conta da concorrência exacerbada entre empresas em busca do lucro, muitas vezes o foco do empreendimento acaba sendo o produto e os profissionais colaboradores acabam sendo esquecidos.
No entanto, hoje está mais do que provado que, na realidade, os produtos estão cada vez mais parecidos e o que irá definir se a empresa terá ou manterá o sucesso serão as pessoas, ou seja, a equipe de profissionais do empreendimento.
É necessário que haja investimento do empreendedor nos profissionais de todas as escalas, inclusive nos que parecem mais capacitados, como gestores e analistas, por exemplo.
O mercado está sendo modificado cada dia mais e a empresa precisa ser modificada alinhadamente a ele. Por isso, é de suma importância investir em bons profissionais, qualificá-los ainda mais e identificar as suas principais qualidades para o crescimento tanto do empreendimento como do colaborador.
E, justamente a fim de avaliar os profissionais de uma empresa, a metodologia de Assessment chegou para ficar.
Mas você sabe o que é Assessment e como funciona o processo dessa metodologia?
Assessment é um termo em inglês que significa “avaliação”, no entanto, no mundo corporativo, é uma metodologia de gestão que busca identificar os pontos fortes e fracos dos profissionais de determinada empresa para orientá-los da melhor maneira possível.
Geralmente, os profissionais responsáveis por realizarem as avaliações de Assessment dentro da uma empresa fazem parte da equipe de RH. A função desse profissional é avaliar os colaboradores por diversas esferas distintas, a fim de orientá-los e tirar o melhor deles no futuro.
Não é um serviço fácil, até porque existem diversas maneiras de se realizar o Assessment e suas características são distintas. Abaixo, você irá conhecer um pouco sobre os tipos:

Pessoal

O Assessment pessoal é realizado a fim de identificar características intelectuais no colaborador para saber se ele está apto a desempenhar as tarefas que forem designadas.
Por meio dos traços comportamentais é possível avaliar se o colaborador está desempenhado as funções adequadas de acordo com a sua personalidade.
Alinhadamente a isso, o Assessment pessoal pode identificar se o profissional não poderia agregar mais à empresa caso desempenhasse outros tipos de tarefas.

Desempenho

O Assessment de desempenho tem por finalidade ser mais objetivo e analisar somente o desempenho dos colaboradores. Contudo, o sistema pode ser falho caso não haja integração entre o Assessment de desempenho e o pessoal.
Um erro comum dos profissionais de RH é realizar o Assessment de desempenho e levar em consideração somente a produção, deixando de fora, muitas vezes, características pessoais e intelectuais dos diferentes colaboradores.

Cultural

O Assessment cultural busca interpretar as condições motivacionais e emocionais dos colaboradores. Com isso, a avaliação pode identificar até onde aquele determinado profissional pode chegar.
É uma maneira de identificar o tempo de resposta que os avaliados podem dar dentro da empresa e definir qual é a estratégia motivacional para manter a sua produtividade em um nível elevado.
Além disso, o Assessment cultural é capaz de determinar se o colaborador está correspondendo às expectativas que a empresa tinha no momento em que o contratou.

Benefícios

Após a aplicação da metodologia, a empresa se torna capaz de identificar com precisão quais são os investimentos necessários para desenvolver um futuro líder ou competências específicas no grupo.
Por exemplo, caso determinado profissional tenha facilidade em exercer o serviço designado, mas não possui uma relação interpessoal boa, o Assessment é capaz de identificar essa característica e traçar métodos de treinamento para fazer o funcionário evoluir nos pontos negativos.
De acordo com os gestores de empresas que utilizam a ferramenta, um dos maiores benefícios é fazer com que a equipe se ajuste mais rapidamente aos processos, demandas, estruturas e ambientes.
Dessa forma, a produtividade dos funcionários aumenta e a qualificação deles, também, assim como a satisfação em trabalhar em um local que investe na capacitação profissional da equipe.
No fim das contas, todo mundo ganha com a utilização da metodologia. Os são eficientes e eficazes para a empresa, assim como para os funcionários, que cristalizam uma relação de confiança com o local onde trabalham e permanecem motivados para produzir cada vez mais.
Gostou do nosso artigo sobre Assessment? Deixe o seu comentário e entre em contato conosco.

Os comentários estão desativados.