Coaching de Carreira

É comum que muitas pessoas se especializem tecnicamente em determinada área, sejam introduzidas ao mercado de trabalho, mas acabem estagnadas. Nesses casos, o profissional costuma ter vontade de evoluir, no entanto, não sabe quais caminhos tomar.
Todo mundo já ouviu falar no termo “plano de carreira”. Ao planejá-lo, os profissionais levam em consideração a área de trabalho que desejam atuar; onde pretendem estar ao serem introduzidos ao mercado; onde querem estar em determinado período de tempo; quais as possibilidades de evolução a partir do cargo inicial; dentre outros fatores.
Contudo, apesar de parecer fácil na teoria, muitos profissionais têm a dificuldade de se programarem para o futuro e para as eventuais mudanças que podem ocorrer no mercado de trabalho como um todo ou em suas vidas pessoais e profissionais.
Por conta disso, nos últimos anos, vem se tornando popular o Coaching de Carreira. O profissional da área de coaching, o chamado Coach, é capaz de auxiliar os seus clientes a encontrarem o caminho de suas carreiras.
Visando essa área que está cada vez mais sendo explorada, preparamos esse artigo para engajar profissionais sobre a sua metodologia. Abaixo, descubra o que é e como funciona a sua metodologia.

O que é Coaching de Carreira?

Tem como objetivo principal auxiliar profissionais a planejarem ou, principalmente, replanejarem suas carreiras. Geralmente, é um serviço contratado por pessoas que estão em busca de um redirecionamento e não sabem qual caminho tomar.
No entanto, profissionais iniciantes e que desejam ter metas estabelecidas com clareza desde o início de suas carreiras também fazem uso desses serviços para alcançarem o sucesso esperado mais rapidamente.
O Coach – técnico em inglês – orienta profissionais de todas as áreas em diversos aspectos, a fim de alinhar a vida pessoal e profissional do contratante, dando um direcionamento às suas carreiras, a fim de equilibrar as suas prioridades.
Um profissional de coaching de carreira pode realizar direcionamento tanto de pessoas físicas como de empresas. Nos últimos dois anos, a procura por especialistas da área para auxiliar pessoas a gerirem suas carreiras da maneira adequada subiu até 400%.

Como funciona

A metodologia do coaching de carreira é focada no presente, buscando apontar caminhos possíveis para o profissional contratante do serviço, resolver problemáticas que possam impedi-lo de chegar aonde deseja.
Por exemplo, o profissional tem vontade de evoluir em sua área, deseja chegar a um cargo mais elevado, onde seja necessário liderar, mas não acredita em sua capacidade para exercer tal tarefa.
Nesse caso, o coach entrará com uma metodologia específica para incentivar o autoconhecimento e chegar à problemática do porquê, no momento, aquele profissional não é capaz de liderar. A partir daí, juntos, buscarão formas de sanar o problema da melhor maneira possível.
As metodologias aplicadas pelo coach funcionam de maneira específica para potencializar aspectos do profissional, a fim de que ele possa quebrar barreiras e superar obstáculos para alcançar o ponto pretendido.
O processo atua, também, nas seguintes áreas: gestão do tempo, relação interpessoal, inteligência emocional, aumento de foco, capacidade de planejamento e visão estratégica, dentre outros segmentos importantes para a evolução profissional do indivíduo.

Como utilizar?

Geralmente, o coach de carreira segue um passo a passo para guiar os seus contratantes ao destino que querem chegar.
Confira, abaixo, os principais passos do processo e em quê eles se baseiam:

Traçar metas e objetivos

Nesta etapa, o coach busca traçar as metas e objetivos de quem contratou o serviço. Ele anota todas as observações relacionadas ao tema e define prazos para buscar o que foi pretendido.

Pontos fortes e pontos fracos

Todo profissional tem pontos fortes e pontos fracos. Então, nesse momento, o coach debate com o cliente o que ele tem feito de positivo e o que ele tem feito de negativo, buscando melhorias.

Alinhar a vida pessoal e profissional

Talvez esse seja o ponto mais importante, pois, atualmente, é sabido que a vida profissional tem de estar alinhada à vida pessoal para que os objetivos sejam concretizados. Se a pessoa é infeliz na vida pessoal, provavelmente ela não renderá o esperado no trabalho.
E a recíproca é verdadeira. Caso a pessoa esteja mal no trabalho, isso refletirá em sua vida pessoal, fazendo com que a pessoa afunde cada vez mais.
Por conta disso, por mais que o coach não seja um psicólogo, ele procura introduzir o profissional em uma jornada de autoconhecimento para alinhar aspectos pessoais e profissionais da melhor maneira possível.

Busca por evolução

Após os ensinamentos passados, o contratante terá aumento da performance, melhoria nas relações interpessoais, mais assertividade nas decisões, poder de liderança e confiança para exercer as tarefas designadas.
No entanto, vale lembrar que a busca por evolução deve continuar. Ninguém é tão bom que não possa melhorar. Caso contrário, você pode se pegar precisando novamente de Coaching de Carreira no futuro.
Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário e entre em contato conosco.

Os comentários estão desativados.